Março Lilás - Prevenir é o melhor remédio

 



O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

È causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer. 

Leidyane Calda, Denise Paz, Alexandra Pinheiro e Daniela Coutinho 

Neste sentido a prefeitura municipal de Morros, através da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 31/03, sexta-feira, promoveu uma manhã de ações educativas no Centro de Especialidades Padre Luis Muraro, com intuído de levar informações a mulheres da cidade para que tomem conhecimento da importância da prevenção. E assim, evitarem problemas com maior grau de gravidade e risco.


Coordenados pela Secretaria Daniela Coutinho, a enfermeira Leidyane Caldas abordou exatamente sobre a importância da mulher se prevenir e também sobre estarem atentas para verificar sintomas e sinais relacionados aos riscos de câncer. Já a nutricionista Alexandra Costa Pinheiro alertou sobre a importância de uma boa alimentação, recomendando maior consumo de frutas, legumes e verduras. Chamou a atenção para o risco de consumo exagerado de produtos industrializados dos quais não se sabe como são feitos. Quem também participou do evento foi Dr Ivaldo Rodrigues. Ginecologista/Obstetra e a diretora do Centro de Especialidades Denise Paz.

Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.

 

Fonte: SBRT – Sociedade Brasileira de Radioterapia

Comentários