Professor, aquele que professa, profetiza e que aponta caminhos

 

*"O professor é um personagem essencial na formação do ser humano. Muito além de dar aulas e aplicar provas, o professor cria, dentro da escola, um local de formação social e exercício da vida."

É fundamentado nesse pensamento, que rabisco aqui, a minha homenagem á todos os educadores deste país. Professores; àqueles que além de ensinar, te levam a pensar, questionar, buscar e descobrir. São desses que guardo maiores recordações, são desses as boas lembranças.

Ao longo da minha vida de atividade no magistério, fui percebendo que o bom mestre não é aquele do caminho único; aquele que a resolução do problema tem que ter caminho igual, tal como ele "decretou". Mas, aquele que permite pensar, e se o aluno errar,  mostra inúmeras possibilidades. Creio que o educador precisa acima de tudo, valorizar as potencialidades do educando, respeitando, principalmente, as suas debilidades e fraquezas. Ninguém é bom em tudo.

Quantos indivíduos já foram alijados do saber, exatamente por não "dominarem" todas as áreas do conhecimento? (Como se isso fosse possível!) Por este motivo, muitos foram levados à evasão escolar.

Falo por mim mesmo, que aos trancos e barrancos, concluí o ensino médio aos 29 anos. Falo por alguns dos meus contemporâneos que ficaram pelo caminho, pois a prioridade era sobreviver. Onde a fome e a pobreza são teus piores inimigos, a panela vazia e o fogo apagado não te serve de alento. Onde o modelo de educação é excludente, chegar a uma universidade é um ato de bravura.

Por tudo isso, quero aqui tecer as minhas homenagens ao mestres; a todos aqueles que como eu, tiveram de enfrentar todos os desafios que lhes foram impostos, mas, que, mesmo assim, hoje são educadores. A todos os mestres, principalmente aos que lutam bravamente para exercer as suas atividades, aos que deixam o aconchego do lar,  esposas, esposos e filhos, para difundir conhecimento no mais longínquo logradouro deste munícipio. 

Afinal, parafraseando Paulo Freire, concluo dizendo que "educar é acima de tudo um ato de amor, e aprender é um ato de bravura."

Rogério Rocha - 15/10/2021

*Fonte: Escola Aldeia

Comentários

  1. Excelente prof. Rogério , muito gratificante ver um mestre como o senhor, com colocações tão firmes e realistas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor Rogério, um grande abraço a você e a todos os professores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário