Idosos vão às ruas para comemorar o 1º de outubro


A cidade de Morros, amanheceu com outros ares e ritmos, pois hoje foi às ruas um grupo de idosos para comemorar a data  que todos julgam significativa. A iniciativa da caminhada partiu da Associação de Idosos do munícipio que busca aos seus associados,  acima de tudo, lazer e melhor qualidade de vida. 

"Me senti privilegiada por participar desse momento, foi bom demais, valeu à pena. Temos que ter muitos momentos como estes." Afirmou uma integrantes do grupo.

A AMIA - Associação Morruense Idoso Amigo, capitaneada por Gorete Cruz, foi quem organizou o evento e convocou os idosos, sócios e não sócios para irem as ruas da cidade e poder comemorar a data. Com palavras de ordem e sob um repertório que ia desde Estúpido Cupido de Celly Campello, até os dias atuais, com o ritmo marcante de Ivete Sangalo, o grupo ocupou as principais ruas da cidade e deu o seu recado. 

A caminhada teve como ponto de partida a Praça São João e o seu ápice foi na Praça São Bernardo, com direito a falas de incentivo e de agradecimento à todos que se fizeram presentes. Após o término do ato, foi oferecido café, sucos e frutas variadas para todos os presentes, 

"Quero agradecer a todos que estiveram juntos, em atitudes, em presença e em orações.  Obrigada a todos que fizeram desta caminhada,  um momento a ser recordado, com alegria, amor e união. Agradeço a secretária de Saúde Nazira Araújo; ao secretario de Transportes, Zé Bina e em especial Neide Silva, secretária da Mulher.  Ao vice pref. Edinaldo  Pires,  e ao nosso amigo e conselheiro Rogério  Rocha, pelo apoio e dedicação. Agradeço em especial ao nosso amigo prefeito Paraíba, por ter nos dado condições para realizarmos esse evento." Finalizou Gorete, a presidente da associação de idosos.

Alguns dos motivos para comemorar o Dia Internacional do Idoso:

  1. Chamar a atenção para a existência de desigualdades,  resultantes de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida;
  2. Aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade, criando políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde;
  3. Refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.

Por: Rogério Rocha








Comentários

  1. Respostas
    1. Realmente um momento q merece registro. É muito emocionante ver e participar de um ato tão alegre e singelo. A alegria das pessoas q estavam ali, é visível em seus olhos, em suas fisionomias. Os gestos mostravam a felicidade explicadas rosto de cada um ali presentes. Merecemos q queremos outros momentos como esse.

      Excluir

Postar um comentário