Prefeito investigado por crimes ambientais, pede afastamento do cargo

Foto: Reprodução


Prefeito de Centro Novo do MA, Júnior Garimpeiro pediu o afastamento para a Câmara de Vereadores por tempo indeterminado para cumprir prisão

Segundo fontes da Procuradoria do Município, o prefeito que é investigado pela Polícia Federal por participação em esquema de exploração de garimpos ilegais, se apresenta para a Polícia para cumprir mandado de prisão.

Ele está foragido desde o dia 15 de setembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação CURIMÃ na tentativa de desarticular organização criminosa que atua em garimpos ilegais de ouro na região do município. A operação teve como o objetivo o cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, além de 5 mandados de prisão preventiva, nos Estados do Maranhão e do Pará, expedidos pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.

Além do prefeito, os investigados responderão pelos crimes previstos no Art. 2º, da Lei 8.176/91 (usurpação de bens da União), no art. 54, §2º, V (poluição), c/c art. 55 (mineração ilegal), ambos da Lei nº 9.605/98, art. 14, da Lei 10.826/2003 (porte ilegal de arma de fogo), bem como o art. 2º, §2º, da Lei nº 13.850/2013 (integrar organização criminosa), cujas penas máximas somadas ultrapassam mais de 20 anos. (Com informações de MATV)




Comentários