Meio Ambiente e Turismo: Morros (MA) realiza Audiência Pública para debater a temática


O Município de Morros é conhecido por suas riquezas naturais, águas cristalinas e uma variedade de locais paradisíacos frequentados por milhares de turistas no decorrer de cada ano. Portanto, pensando em preservar estas belezas naturais, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, realizou na última segunda-feira (09) no Plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública que contou com a participação de proprietários de bares, pousadas, estabelecimentos comerciais e barraqueiros que dependem  do turismo local.  O objetivo da Audiência Pública foi definir estratégias  e ações de preservação do meio ambiente a partir de um turismo não predador, sustentável e duradouro. 

O evento contou com as presenças do prefeito Milton Santos "Paraíba"; do Presidente da Câmara Fábio Lisboa; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Elenilson Almeida; do Secretário de Cultura, Márcio Wagner; do Secretário Adjunto do Turismo, Fredy Kennedy; do Secretário de Governo, Rogério Rocha e da Secretária de Meio Ambiente do Município de Barreirinhas, Salete da Silva. Além da produtiva participação da  Engenheira Ambiental do Município de Morros, Íngride Viegas.

"A entrada para o Portal dos Lençóis, não é Santo Amaro como todos pensam, mas, sim, a Cidade de Morros, com suas nascentes de águas transparentes. É dever nosso preservar, cuidar para que esta riqueza não desapareça". Enfatizou Salete da Silva, mediadora da temática abordada ontem. 

Além das palestras de conscientização, a Audiência Pública discutiu a necessidade de implantação  da taxa de conservação ambiental (TCA) e tornou público como será o procedimento de cobrança e como os valores arrecadados vão ser utilizados em educação ambiental , manutenção das margens dos rios e fiscalização.

"Foi uma audiência muito proveitosa, priorizamos em primeiro lugar, a ouvir os empresários do setor turístico e da necessidade de praticarmos um turismo sustentável, responsável, organizado, dentro da lei, respeitando o turista, os donos dos estabelecimentos e preservando o nosso Meio Ambiente. Afinal, esta é uma responsabilidade de todos", afirmou Elenilson Almeida, o titular da pasta de Meio Ambiente..

Comentários