Agentes de Desenvolvimento da Regional Lençóis Munim, recebem formação pelo Sebrae

A atuação dos agentes é fundamental para articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.



Com a participação de representantes dos munícipios da Região Lençóis Munim, o SEBRAE do munícipio de Rosário, deu início no dia 16, uma capacitação para Agentes de Desenvolvimento. O evento que encerrou ontem (20/08), teve no final das atividades de culminância, a certificação dos participantes. A referida formação, contou com a representação dos municípios de: Santo Amaro, Barreirinhas, Santa Rita, Bacabeira, Miranda do Norte, dentre outros. A região do Munim se fez representar por Agentes de Desenvolvimento de Icatu e Morros.

É como nos afirma Otoniel, Consultor do Sebrae: "O curso de capacitação de Agentes de Desenvolvimento,  contribuirá para o crescimento econômico dos territórios envolvidos na regional Lençóis Munim. Os ADs atuam sob a supervisão da pasta responsável pelas políticas de desenvolvimento do município, por meio direto do gabinete do prefeito, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou de outra a qual a Sala do Empreendedor esteja ligada."

Mas, como surgiu a figura do AD?

O agente de desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral.

O que faz o Agente de Desenvolvimento? 

O agente deverá ter a capacidade de planejar, executar e articular as políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município e criar uma articulação e mobilização na cidade em torno da causa do desenvolvimento local.

Quem pode ser Agente de Desenvolvimento?

Pessoa nomeada pela prefeitura, através de um decreto ou portaria para exercer a articulação de ações de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, praticando atividades locais ou comunitárias, de forma individual ou em grupo, sempre com foco na implementação dos artigos contidos na Lei Geral das MPEs dos municípios.

Como atuam os Agentes de Desenvolvimento?

Os ADs atuam sob a supervisão da pasta responsável pelas políticas de desenvolvimento do município, por meio direto do gabinete do prefeito, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou de outra secretaria  onde a Sala do Empreendedor esteja diretamente ligada.


Por: Rogério Rocha

Fonte:https://www.sebrae.com.br





Comentários