No dia Nacional do Bumba Meu Boi, o prefeito de Morros em nome do BOI DO UNA, parabeniza os batalhões

 



"No Dia Nacional do Bumba Meu Boi, (30/06), não poderia deixar de homenagear todos os fazedores de cultura que encantam a nossa terra através desta dança folclórica, centenária, patrimônio cultural do Maranhão. Em nome do Boi do Una de Morros, parabenizo todos os grupos de Bumba meu boi do nosso estado."

"Todos sabem que eu adoro dançar o Bumba meu boi. Infelizmente por conta da pandemia, mais uma vez não realizamos este ano os nossos tradicionais arraias. Pra matar um pouco a saudade, participei no dia 21 da Live Junina do deputado Josimar de Maranhãozinho, e da deputada Detinha. O arraial virtual foi abrilhantado pelo nosso querido Boi do Una." Afirmou Paraíba.
Viva o Bumba Meu Boi!🤯🤠
Viva a Cultura do Maranhão!🤯🤠


Dia Nacional do Bumba Meu Boi

Esta manifestação cultural é uma das mais tradicionais celebrações brasileiras que une música, dança, brincadeira e expressão teatral!

O Bumba Meu Boi, conhecido também como boi-bumbá, é personagem de uma festa popular muito celebrada no Norte e Nordeste do Brasil. Une formas de expressão musical, coreografia e brincadeira. E costuma ser brincado durante as festas juninas - tanto que seu dia é nacionalmente todo 30 de junho.


Segundo historiadores, a tradição originou da cultura europeia, no século XVI, que foi trazida para o Brasil por colonizadores portugueses há três séculos atrás. Ao chegar em território brasileiro, a manifestação se moldou, misturando-se também às raízes africanas e indígenas.

[...]


Patrimônio Imaterial

No Maranhão, a brincadeira do Boi é um símbolo cultural importante. Em novembro de 2019, a celebração foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


(Reprodução)
Durante o período junino, entre junho e julho, as festividades celebram santos católicos, como São João, São Pedro e São Marcial. Segundo a tradição, o chamado ciclo festivo deve seguir um calendário anual dividido em quatro etapas: os ensaios; o batismo, quando o boi (representado por um boneco) recebe bênçãos do padroeiro da festa; as apresentações, que ocorrem durante as festividades juninas; e por último, a morte, que marca o fim das celebrações.


Apenas em São Luís, existem mais de cem grupos de bumba meu boi, que se distinguem de acordo com o sotaque, a maneira de se vestir, as diferentes coreografias e os instrumentos escolhidos - alguns dos mais populares são a matraca, a baixada, a orquestra e a zabumba, considerada o ritmo original.

[...]


Texto complementar: Parlamento Jovem Brasileiro

Outras fontes: UNESCO
Fundação Cultural Palmares

Comentários