PREFEITO DE MORROS VAI AO ENCONTRO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM CENTRO NOVO DO MARANHÃO
O prefeito de Morros, acompanhado por secretários e assessores, esteve neste fim de semana próximo passado na cidade de Centro Novo do Maranhão. O objetivo da viagem foi para se encontrar com o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro.
na pauta o prefeito Milton José Sousa Santos "Paraíba" levou como solicitação projetos que visam a melhoria da qualidade de ensino aos estudantes e melhores condições de atuação de docentes, gestores e técnicos da educação. O evento ocorreu no sábado no dia 15.
“Considero que o encontro foi muito importante e proveitoso, por eu ter apresentado demandas de interesse da população." Enfatizou o prefeito.
Nas demandas entregues ao ministro, além da liberação de recursos para construção de escola (em área que fica na estrada do Una dos Moraes), foram inclusas reforma e ampliação de prédios escolares, da rede municipal, com vista a melhorar a infraestrutura das unidades e construção de quadras poliesportivas para povoados da zona rural, no sentido de aliar educação com esporte e oferecer alternativas de lazer ao alunado. O gestor municipal também fará a repactuação do projeto de construção da creche do bairro Coelho, obra abandonada por gestões anteriores e que agora o prefeito Paraíba deseja concluir para contribuir com pais e mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos.
O anfitrião do evento foi Júnior Garimpeiro, prefeito de Centro Novo, localizado na Mesorregião Oeste Maranhense e Microrregião do Gurupi, fazendo parte do bioma Amazônia. Centro Novo do Maranhão tem sua economia baseada na agricultura familiar e no garimpo. A exploração de madeira já foi muito forte no município, porém hoje, segundo moradores, a atividade está quase desaparecida.
![]() |
Com o professor Valdemar Ka'apor/Aldeia Xiepihurená |
Criado em 10 novembro de 1994, com uma população estimada em 21.840 habitantes, tendo entre seus habitantes uma parcela considerável de índios da etnia Ka'apor, que também participaram do evento, inclusive expondo trabalhos manuais como: pulseiras, colares e brincos; Centro Novo viveu um momento impar na sua história. Localizado no extremo do Maranhão com o Pará, o referido munícipio limita-se com Paragominas, dentre outros.
Por: Rogério Rocha
Comentários
Postar um comentário