Paraíba, o Prefeito de Morros, avalia os primeiros noventa dias de mandato



Ao assumir os destinos do município de Morros, no dia primeiro de janeiro, o prefeito Paraíba, encontrou a cidade em estado de caos. Lixo acumulado por todo lugar, por todos as ruas e logradouros. A prefeitura abandonada e sem lugar sequer para exercer a função de gestor; missão delegada pela maioria absoluta do eleitorado morruense. Porém, o prefeito não se intimidou, e procurou agir no sentido de buscar as resoluções para os problemas herdados  do seu antecessor; a exemplo da contribuição previdenciária que fora  recolhida dos servidores e não repassada para o INSS. Isso se deu pelo menos nas últimas duas administrações. 

A dívida  do município de Morros com o Instituto Nacional de Seguridade Social INSS, ultrapassa a cifra de $ 23.900.000,00 (vente e três milhões e novecentos mil reais), valor que já está sendo negociado o parcelamento. Contudo, isto é um prejuízo muito grande para o povo de Morros, que é penalizado por descasos administrativos. E, para piorar a situação, ainda foi encontra outra dívida também com o INSS, esta, um pouco mais antiga, com valor acima de $500.00,00 (quinhentos mil reais). Por isso, para minimizar tais impactos, o munícipio vai recorrer através de liminar para obter junto ao INSS, certidão necessária para ter condições de conveniar com outras esferas governamentais e assim buscar benefícios para a cidade.

No tocante à limpeza urbana, sobe a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, somente no primeiro mês de administração foram coletadas 130 toneladas de lixo doméstico; isto não é pouca coisa para uma cidade deste porte. "O descaso do gestor anterior deixou a população a mercê das moscas, baratas e ratazanas. Como primeira medida, alocamos dois caminhões compactadores de lixo e ampliamos a equipe de coletaAgora, o resultado é visível e a população respira melhor. A atualmente o serviço de coleta avançou, além dos bairros adjacentes, os povoados de Santa Helena, Bom Princípio e Fátima contam com este benefício. Outra medida de extrema importância foi a realização do recadastramento dos servidores. A Administração precisava saber com urgência sobre esses funcionários." Ressaltou o prefeito.

Se o lixo estava tomando conta da ruas e avenidas, os moradores e àqueles que visitam a cidade, tinham que dar de cara com  uma cidade escura, e ainda onde restava algum resquício de luminosidade, era nítido o equívoco com a escolha do tom da iluminação. Neste aspecto a velha iluminação foi substituída por lâmpadas em LED, e este serviço se estendeu pelos bairros e povoados. Mesmo sabendo que tem muito por fazer neste sentido, o prefeito Paraíba tem a consciência que está no caminho certo. "Não medirei esforços pra fazer de Morros, uma cidade melhor." Reafirmou ele.

A respeito do funcionalismo público deve-se ressaltar que a "gestão" anterior fez questão de deixar para a gestão atual, um atraso na folha de pagamento relativos ao décimo terceiro e ao mês de dezembro. Professores insatisfeitos, indo às ruas em protestos, como forma de expressar indignação com as atitudes do alcaide, que já dava sinais claros de ter abandonado o município. E como garante o gestor municipal: "Hoje todos os funcionários do município de Morros estão com salários em dia, e como prefeito  me sinto na obrigação de honrar com a palavra que dei ao povo. É este o meu compromisso."

A Saúde deu um salto de qualidade. Hoje contamos com várias especialidades médicas (pediatra, geriatra, ginecologista, ultrassonografista e clínico geral),  com atendendo no Centro de Saúde Sant'ana, e na UBS de Una dos Moraes e Mato Grosso; nestas não faltam atendimentos. No tocante as demais localidades, (Santa Cecília, Santa Catarina, Timbó, Santana e Buritizal dos Alcides), as equipes de PSF estão atuando de acordo com o cronograma e de forma a não deixar a desejar; e com qualidade superior aos serviços de gestões  anteriores. 

Transportes à serviço das equipes e o Tratamento Fora do Domicilio (TFD), está funcionando a contendo e de forma eficaz. O objetivo é levar atendimento aos que mais necessitam, sem fazer distinção de pessoas e nem de vínculo partidário. O Centro de monitoramento de Covid, foi reimplantado e em melhores condições de funcionamento; a equipe de vacinação de forma atuante está em constante atividade, tanto na zona urbana quanto rural. "Além de testes de Covid, ainda é oferecido teste de HIV, teste rápido de hepatite B e C, teste rápido de sífilis, coleta de preventivo, coleta para exame de leishmaniose, teste do pezinho e ultrassonografia." Destaca a Secretária de Saúde.

A Secretaria de Assistência Social ganhou outra roupagem, mais dinâmica e competente. O primeiro passo foi montar uma estrutura funcional dando oportunidades a jovens que careciam de trabalho e de poder exercitar suas habilidades e competências. "Todos os serviços foram revitalizados e houve a ativação do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS,  funcionamento de todos os programas vinculados ao CRAS, além do serviço de agendamento por telefone." É o que nos afirma a Secretária Nel Maia.

No campo da Infra estrutura, o prefeito Paraíba determinou a manutenção de galerias e reparos de sarjetas das ruas da cidade, além de recuperação das estradas da região de Santa Cecilia - Mundo Novo, chegando os benéficos  até os povoados Bacaba II, Jurema e São José dos Bezerras. Antes, porém, já havia dado início ao melhoramento nos caminhos de acesso do Povoado Lago, chegando até Centrinho e povoados próximos. A próxima meta é a recuperação de algumas pontes; aquelas que estão em estado mais crítico, carecendo de serviços emergências. Agora é esperar o volume das aguas baixarem.

A Secretaria da Mulher, vem realizando ações no sentido de dar voz e visibilidade às mulheres morruenses. Encontros e eventos tem sido realizados pela titular da pasta. A Secretária Neide Silva com toda sua sua equipe, estão em constante busca por aprendizado. Hoje a secretaria  vive um outro momento, e tem por parte do prefeito, apoio integral às suas ações. Empoderamento feminino, Ação Social com abordagem à Saúde da Mulher, são algumas das atividades da pasta. Já a Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte e Juventude, dependem muito da volta à normalidade do pós pandemia para a realização e resgates dos eventos municipais.

No setor educacional já são notados grandes progressos. Avanços nunca vistos na história da nossa cidade. Através da busca ativa conseguiu-se superar a matrícula do ano anterior que era de 4.300 alunos. Ressalta-se que em menos de três meses em atividades, a gestão atual,  através da equipe da SEMED alcançou até agora 4.400 alunos, podendo este número ser superado até o fim de maio, época do Senso Escolar. Ainda a respeito das matrículas, destaca-se a modalidade EJAI - Educação de Jovens, Adulto e Idosos; que saltou de apenas 67 em 2020 para 100 matriculados em 2021. 

"Neste curto período de tempo, foram entregues diários de classe, livros didáticos em todas as escolas; inclusive, foram disponibilizados livros de educação infantil para alunos e professores desta etapa de ensino; algo não realizado anteriormente. Houve também, a reorganização do mapeamento dos professores efetivos para atender todas as demandas das escolas da rede. Com diálogo franco e transparente buscamos a valorização dos profissionais da educação. Esta é a determinação do prefeito." Acrescentou Mário Alberto, o titular da pasta.


A prefeitura tem dado apoio para Secretaria de Agricultura desenvolver ações e buscar apoio em órgãos como SEBRAE e SENAR. Além da necessidade de parcerias com a Secretaria Estadual de Agricultura. 

"Felizmente para coroar estes noventa dias de gestão, conseguimos distribuir 800 cestas básicas, além  da doação de 5 toneladas e meia de de peixe. Mesmo sabendo que não é o suficiente para alcançar todos as famílias que precisam de um apoio neste momento de dificuldades; pelo menos, fizemos aquilo que esteve ao nosso alcance." Finalizou o prefeito de Morros.


Texto: Rogério Rocha

Fotos: redes sociais




Comentários