Flavio Dino define Carlos Brandão como o seu candidato e Weverton Rocha se complica com a justiça

Foto: reprodução
 

Muito embora venha trabalhando nas bases a sua candidatura ao Governo do Estado e com muitas articulações políticas e partidárias, o senador Weverton Rocha não conseguiu convencer de que ele é o melhor candidato dentro da visão, projetos e análises de Flavio Dino, após o seu governo e até mesmo como senador. A determinação do governador em fechar de vez com Carlos Brandão ocorre no momento em que Weverton Rocha está encrencado com processo na justiça.

O governador Flavio Dino, mesmo como seu companheiro de chapa nas duas eleições e que sempre teve uma ética de entendimento com o dirigente estadual do executivo, por muito tempo foi tratado à distância e muitas vezes isolado, não lhe sendo permitido fazer uma base política favorável. Com a sua habilidade política e capacidade de entendimentos Carlos Brandão, nas últimas eleições municipais surpreendeu a própria classe política, quando conseguiu eleger 22 prefeitos, superando o próprio Flavio Dino, que com muita dificuldade atingiu apenas 20, enquanto Weverton Rocha fechou com 42 e Josimar de Maranhãozinho com 40.

Flavio Dino que nos últimos anos conseguiu criar muitas divergências políticas  é apontado como causador da ruptura na própria base, quando prometeu que apoiaria o candidato a prefeito de São Luís, que fosse para o segundo turno, mas para tanto deu suporte a apenas um e o restante foi jogado para escanteio. No segundo turno, o racha foi inevitável, muito embora o governador tenha tentado reverter a situação, mas acabou ficando com a sua opção e foi derrotado com relativa facilidade. Dentro do Palácio dos Leões é imputado ao senador Weverton Rocha a articulação do racha, mas a verdade é que faltou jogo de cintura, diálogo e menos autoritarismo para a superação dos fatos por Flavio Dino.

Para viabilizar o seu apoio a Carlos Brandão, o governador recorreu a um gesto raro em sua vida, o de calçar as sandálias da humildade e foi procurar o ex-governador José Reinaldo Carneiro Tavares, o grande articulador da sua primeira vitória ao Governo do Maranhão e lhe pediu para retornar à administração estadual e viabilizar o vice-governador Carlos Brandão, como candidato em 2022. José Reinaldo é amigo de Carlos Brandão, que recebeu dele importantes orientações para avançar no campo político e que tem bastante competência para ser o futuro governador do Maranhão, foram fatores determinantes para o seu retorno.

O ex-governador José Reinaldo Tavares terá a missão de reorganizar a base com o resgate dos dissidentes e ao mesmo tempo buscar outros apoios políticos e partidários pata fortalecer a caminhada de Carlos Brandão ao Palácio dos Leões.

Fonte: AFD/Aldir Dantas

Comentários