Artesãos de Morros ganham local pra comercializar seus produtos

 


Por: Rogério Rocha

A Secretaria de Cultura da cidade de Morros, vem desenvolvendo constantes ações  junto aos atores culturais do município, visando incentivar, fortalecer e difundir os valores da terra. Por isso, para Márcio Wagner, titular da pasta da Cultura, que também é artesão, "o apoio do poder público aos artistas locais, é fundamental para dar voz à eles, e principalmente aos que estão no anonimato. Pois é através destas ações que eles se tornarão mais conhecidos."


Artesanato em fibra de tucum
O prefeito Paraíba que tem o olhar também voltado para esse segmento, que além de produzir cultura, através destas atividades, também leva às mesas destas pessoas, o sustento de suas famílias, tem dado apoio à execução destas ações. Acrescenta o Secretário de Cultura. 

Neste aspecto pode-se tomar como exemplo o próprio Secretário de Cultura que é um hábil escultor de imagens sacras, assim como Joaozinho Amaral, uma referência que ultrapassa as fronteiras do Maranhão. Portanto, além do trabalho com madeira, Morros produz  artesanato também em argila, leite da mangabeira (látex) para confecção de bolas para futebol; fibra de tucum, casca de coco da praia e do nativo coco babaçu. Na modalidade artesanato com coco, temos Nélio Chagas, expert no assunto.


Escultor João Amaral
O Secretário Márcio, não tem medido esforços para desenvolver ações em sua pasta pois conta sem soma de duvidas, com o apoio do prefeito Paraíba, que entende a necessidade de fomentar este setor da economia local, visto que Morros sempre foi um grande difusor da arte e um seleiro de bons artesãos. A nossa maior referência neste sentido é "Chico Santeiro". Chico foi o mestre na arte de esculpir. Há um outro personagem que não pode ser esquecido neste momento, Rui Barroso, especialista em pirogravura e atualmente é um excelente confeccionador de "capoeira de boi", como é conhecida a estrutura de madeira e buriti coberta com veludo para depois receber os bordados em canutilhos. Além desta atividade, Rui também trabalha com confecção de instrumentos de percussão para escolas de samba e grupos de bumba boi.


Fotos: Secretaria Municipal de Cultura.


Comentários